quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ao sabor do vinho e das confissões...

Começei hoje minha coleção de pedras.
Talvez pela sensação das coisas concretas.
De coisas sem vazio dentro de si.
Pela vontade de possuir contornos diferentes.
As primeiras são três e vieram de um rio que passou hoje à tarde.
E posso dizer que tive uma tarde/noite Mastroianni (agradecendo ao JP Cuenca o termo para o indefinível!).
Não foi bem felicidade o que senti. Felicidade é uma coisa mais rara e pesada do que minhas pedras. Foi um curso intensivo de liberdade.
Me acompanhavam nessa tarde outras três pedras - Danilo, Sara e Geisa - que cuidaram de me ensinar, entre outras coisas (polêmicas e/ou impublicáveis) que:
- Emoção é emoção. Razão é apenas falta de emoção. (Esta vai para a série de coisas que eu não acho, mas são!)
De modo que eu cheguei em casa suado, cheio de areia, levemente embriagado e sem nenhum sono. Liguei, autômato, imediatamente, a caixa mágica onde todos guardam tudo (onde guardo minha estranheza de Adão) e fiquei por minutos calado, os olhos vagos. Até que nesta minha boca nasceram as bactérias, as flores, as poesias (essas frases que não me entendem).
Eu, cuja maior coisa que fizera antes do reveillon tinha sido lavar a louça de dias, descobri, encantadora e repentinamente, meu imenso apreço por pedras:
pedras-fatos
pedras-objeto
pedras de lugares onde estive
e, principalmente, pedras-pessoas.

Um comentário:

  1. Vi as pedras e não as toquei.
    Pq sabia que eram preciosas.
    Minhas mãos coçavam e não as toquei.
    Mas toquei o rapaz.
    Abracei-o.
    Tentei deixar nele um pouco de mim para que não sentisse a minha falta.
    E que sentisse sempre vontade de me ter por perto.
    Para que gostasse dos meus presentes.
    E para que eu levasse um pouco dele também.
    Para eu me lembrar sempre, no meu do meu entorpecimento cotidiano, existe esse ser humano, que é humano, que é poeta e que é amigo.
    Tudo egoísmo meu. Tudo infantilidade minha.
    Mas não toquei nas pedras.
    Não toquei.

    ResponderExcluir